quarta-feira, 28 de junho de 2017

Síntese do estágio realizado na Educação Infantil

Minhas considerações sobre o estágio realizado na Educação Infantil, é que este é um momento muito importante, uma vez que é durante o estagio que nós nos descobrimos como professor e é nessa etapa do curso que plantamos as primeiras sementinhas na vida dos educando. 
Dentre as várias experiências que tive, em mais de um mês de estágio, irei relatar um dia que para mim, se tornou inesquecível, foi o dia em que tive que substituir a professora durante quase todo período da tarde, pois a mesma tinha alguns problemas para resolver então me pediu para que eu assumisse a sala, junto com a monitora, fiquei encantada, ao mesmo tempo apreensiva, pois era a minha primeira experiência em sala.
A professora me deixou instruções e sugestões, pediu-me que mantivesse a rotina se possível e me deixou livre para aplicar as atividades que eu tinha preparado para eles.
Acolhi as crianças, deixei os por alguns minutos bem à-vontades para que brincassem com os brinquedos pedagógicos, quando já estavam todas calmas e entrosadas comigo e o ambiente, acomodei-as na rodinha, expliquei a elas a ausência da professora,  fizemos a oração do dia, em seguida  pedi a elas que iniciassem as canções que costumam cantar.
Logo após, distribui uma atividade deixada pela professora, onde fui orientada que eles teriam que colar um barbante para construir um varal e pintar os desenhos feitos na folha de papel branco.
Todos realizaram a atividade, para minha surpresa consegui manter o ritmo, depois de terminada a tarefa, eles me chamavam para escrever o nome e então eles iam e penduravam no varal reservado a cada um para os trabalhos feitos em sala.
Em seguida realizei as atividades lúdicas que havia preparado e levado para a sala de aula.
As atividades consistiam na brincadeira: "Elefantinho colorido", onde os elefantinhos de várias cores ficavam colados na parede, e em minhas mãos ficavam as cópias dos elefantinhos, coloquei duas crianças sentadas a uma certa distância da parede, e falava para elas: "- Elefantinho colorido." Em seguida elas perguntavam: "- Que cor?" E logo eu mostrava um elefantinho para elas, que saíam correndo para pegar o elefantinho correspondente a cor que mostrei na parede. Foi um momento de "aprender brincando" pois trabalhamos diversas cores.
Logo após essa brincadeira, fizemos uma rodinha e coloquei no centro a "Caixa de músicas", que consiste numa caixa toda enfeitada e dentro há diversas figuras, de acordo com a figura retirada pela criança, cantávamos uma música como por exemplo: figura de uma galinha, catamos a música da Galinha Pintadinha, figura de lagoa, cantamos a música da Piaba na lagoa, e assim por diante. Foi um momento de grande descontração e harmonia, pois cantamos várias músicas dentre animadas, que exigia que elas levantassem e repetissem os gestos, e tranquilas que exigia uma serenidade com a voz bem calma.
A aula passou muito rápido, logo deu o horário para o almoço.
O estágio para mim foi uma experiência maravilhosa, só confirmei o que já tinha certeza, pedagogia é um sonho que está preste a virar realidade.
O estágio foi um processo de descobertas e aprendizagem de grande importância para minha formação acadêmica, construção não só profissional, como também pessoal, pois me possibilitou refletir sobre a importância do papel do professor no processo de mediação do conhecimento e ainda mais, me fez reconhecer que o aluno é o sujeito ativo no processo da aprendizagem. 
O que me motivou também foi toda atenção que a escola ofereceu (direção, secretaria e serviços gerais), pois fui bem acolhida e me deram todo apoio; fui tratada como professora e tive total apoio e incentivo na sala de aula.