sexta-feira, 15 de maio de 2015
UNDIME
O que é a Undime
Quando o tema é educação pública desenvolvida pelos municípios brasileiros, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está sempre presente. Seja educação infantil, de jovens e adultos, alfabetização ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem, são trabalhados constantemente pela instituição.
A Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída no dia 10 de outubro de 1986. Sua sede se localiza na capital da República, em Brasília. De lá é coordenada toda a rede de participação de seus membros e seccionais, dando destaque às ações que tenham por objetivo central a formulação de políticas educacionais.
A sua missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.
Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, a Undime proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.
A Undime organiza e promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos e, além disso, mantém contatos com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional. Estabelece, também, relações com as três esferas do poder público: Judiciário, Legislativo e Executivo, almejando contribuir para a formulação, promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.
Ao longo de sua existência, a Undime legitimou-se como instância representativa da educação nos municípios brasileiros, desempenhando papel importante nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas nacionais de educação. E se tornou referência nacional, especialmente quando se trata de ações objetivas que busquem a melhoria do ensino público brasileiro.
Comunicação Com vistas a uma melhor execução de seus serviços e uma maior divulgação de suas atividades, a Undime mantém as seguintes publicações:
Jornal Educação Municipal – publicado bimestralmente, dirigido a todos os municípios e a um grande número de instituições públicas e privadas;
Cadernos de Educação Municipal – publicações que veiculam matérias de interesse educacional, tais como legislação, gestão escolar, metodologias pedagógicas, experiências inovadoras de educação municipal, entre outros assuntos;
Undime Informa – boletim dirigido ao Conselho nacional de representantes.
Estrutura Organizacional A Undime sustenta-se com a participação dos dirigentes municipais de educação de todos os municípios brasileiros. Além de integrar as unidades estaduais – que se organizam com ampla liberdade de estrutura e funcionamento, ante a diversidade das realidades locais e regionais.
A Undime tem a seguinte estrutura:
Fórum nacional: é o órgão máximo deliberativo da entidade, do qual participam todos os Dirigentes Municipais de Educação do país. Reúne-se, ordinariamente, a cada dois anos ou, extraordinariamente, sempre que convocado pela diretoria executiva, ou pela maioria simples dos demais membros do conselho nacional de representantes.
Conselho nacional de representantes: Conselho nacional de compõe-se de quatro titulares e três suplentes eleitos nos fóruns estaduais, a cada dois anos, pelos Dirigentes Municipais de Educação de cada Estado.
Diretoria executiva: composta de doze membros, eleitos a cada dois anos. São eles: presidente, vice-presidente, secretário de coordenação técnica, secretário de articulação, secretário de assuntos jurídicos, secretário de comunicação e secretário de finanças. Conta, ainda, com um presidente de cada uma das regiões do Brasil. A diretoria é eleita pelos delegados e conselheiros de representantes, no fórum nacional.
Conselho fiscal: constituído de três titulares e três suplentes, também eleitos pelo conselho nacional de representantes no fórum nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário