segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Diário das leituras/fichamentos e da construção da lógica de raciocínio para elaboração do artigo científico


Faça um diário das leituras/fichamentos e da construção da lógica de raciocínio que você utilizou para elaborar o seu artigo científico.

Diário da construção da lógica de raciocínio utilizada na elaboração do meu artigo:
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Primeiramente busquei, e ainda busco, conhecimento sobre o assunto escolhido, no caso, a literatura infantil e a arte de contar histórias. Esses conhecimentos, busco através de checagens de diversos conteúdos da área para conhecer tudo o que já foi falado sobre o tema, além disso, tenho feito um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao meu artigo.
Em seguida comecei a pensar na pesquisa científica em si: identificar o problema, rever a literatura, planejar uma estratégia de como investigar o problema, realizar a pesquisa experimental e teórica necessária, comparar os resultados com a literatura, interpretar os dados.
Ainda estou nesse passo, muitos desses quesitos estão em andamento e outros ainda nem foram iniciados.
Porém, já comecei a escrever pois já tenho muito material que me oferece base, e conforme vou concluindo cada passo da pesquisa, as vezes faço modificações no que já escrevi.
O que posso dizer é que meu artigo está caminhando!

Diário das leituras/fichamentos elaboração do meu artigo:
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Contar histórias é a mais antiga das artes, e vem resistindo até os dias atuais. Entretanto, neste contexto, de globalização das informações, surge a necessidade de resgatar os valores tradicionais e a própria natureza humana.
As histórias e contos sempre foram, e são, muito utilizados para transmitir de maneira fantasiosa, valores religiosos, políticos, éticos e morais. São bons parceiros também na alfabetização, diversão e entretenimento de crianças, sendo utilizados como recursos pedagógicos e terapêuticos.
(Produção de texto, sala de português)



A importância de se trabalhar literatura de forma lúdica na educação infantil”. Para isso, elegeu-se os seguintes objetivos: investigar o papel da ludicidade no processo de socialização na educação infantil, assim como os benefícios que a leitura pode trazer; identificar a importância que as histórias têm na formação da criatividade e imaginação da criança e na aquisição da aprendizagem. E, por fim, pesquisar acerca da importância que a literatura tem ao ser trabalhado de forma lúdica na escola. A partir de tudo que foi abordado, percebeu-se que a literatura é essencial para construção do processo imaginário, despertando prazer emoção, valores morais, e pensamentos crítico. Com isso, nota-se a enorme relevância de desenvolver mais trabalhos acerca desse assunto, posto que a compreensão dos fatores inter-relacionados entre a literatura infantil e o lúdico pode contribuir para uma intervenção mais eficaz em diversas áreas da educação.
(A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR LITERATURA DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARRUDA, Angelo Moreira)

A leitura é essencial, por meio dela podemos examinar os nossos próprios valores e conhecimento com os dos outros. Assim, como as pessoas os livros também podem nos surpreender, nos transportar a lugares imaginários, e a outro mundo, onde somos indivíduos aprendizes e mestres. Para se tornar um bom leitor, escutar é o início da aprendizagem.
(A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR LITERATURA DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARRUDA, Angelo Moreira)

Contar histórias, sejam de autores clássicos ou fruto da criatividade pessoal, é uma tradição fundamental para o crescimento. "É o primeiro contato das crianças com o percurso de desenvolvimento humano. Elas vêem heróis e heroínas encarando obstáculos, vão aprendendo que é preciso enfrentar um problema e buscar solução.
(DÉBORA YURI FOLHA ONLINE – http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15201.shtml)






O ato de contar histórias é um hábito antigo. Surgiu quando o homem começou a ter o poder da fala e sentir necessidade de comunicar suas experiências. E vem resistindo até os dias atuais. Porém, com o desenvolvimento dos recursos de comunicação e a globalização das informações, a linguagem falada tende a definhar. Entretanto, neste contexto, surge a necessidade de resgatar os valores tradicionais e a própria natureza humana.
(A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO NA TERAPIA OCUPACIONAL COM CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 7 ANOS. Daniel Delvano Silva Cunha, Anaile de Albuquerque Moreira)

As histórias da Literatura para crianças e jovens lidam com as emoções, com o prazer, com o espírito lúdico dos leitores estimulando a imaginação criadora, facilitando o diálogo com o texto sobre a realidade. Em vista desses pressupostos é indispensável a mudança de atitude por parte dos profissionais que atuam ou atuarão como animadores/motivadores de leitura, contadores de histórias, como intermediários entre a criança, o jovem e a obra literária.
(LITERATURA, LEITURA E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, ELMITA SIMONETTI PIRES FAFIPA – FAC. EST. DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ).






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