terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Relatório Estágio


Estágio Supervisionado: Escola Municipal Vicente de Paulo

Professora: Valéria Gonçalves

Turma: 1º Ano



Durante o período de estágio foi possível observar de que forma a relação professor/aluno acontece. Tal observação pode ser iniciada a partir da concepção de criança: para a educadora, a criança é vista como um ser social em desenvolvimento, capaz de expressar sentimentos e opiniões sobre fatos e sobre as coisas que a cercam. Na sala de aula, as crianças são estimuladas o tempo todo a se expressar, seja durante as conversas, seja durante a realização de atividades. Tal atitude permite que o relacionamento professor/aluno promova um ambiente de aprendizado constante, despertando o interesse em participar de forma ativa das atividades propostas. Estando ainda em processo de alfabetização, os alunos recebem atividades que estimulam a leitura. Tais atividades consistem de pequenas produções textuais, leitura de textos de diferentes gêneros, exploração de escrita das palavras, interpretações textuais entre outras. São atividades que propõem desafios, mas respeitam o nível de aprendizado das crianças. São realizadas de forma individual ou em duplas. A professora sempre retoma os conhecimentos trabalhados na aula anterior. Os recursos materiais utilizados durante as aulas ministradas consistiam em quadro, cadernos, livros didáticos e paradidáticos, e atividades impressas pela professora. Em suma, a educadora consegue promover um ambiente de aprendizagem significativa, orientando e intervindo no processo de ensino/aprendizagem.


Observação da prática docente: no primeiro momento eu e a professora recebemos as crianças à porta da sala, ao estarem em seus lugares fizemos uma oração, como de costume. Em seguida a professora Valéria permitiu que aplicasse a aula que havia preparado para o estágio de regência. Fiz a rotina ( Leitura dos banners: alfabeto / vogais / numerais / palavras mágicas dias da semana / meses do ano / chamadinha/ silabário/ banco de palavras). Em seguida iniciei a aula que tinha como temática o Folclore. A história do Saci Pererê foi contada através de livro com as crianças dispostas no Cantinho da Leitura. Após a contação, as crianças puderam conversar sobre o que acharam da história. Após a leitura, foi dado início as atividades de leitura e escrita, a começar pelo estuda da palavra Saci Pererê no quadro. Em seguida foi realizada a atividade que consistia em observar uma gravura com o personagem e destacar através da escrita, elementos que compunham a cena. 


Conclusão: O Estágio foi muito enriquecedor, pois permitiu uma reflexão para a construção de uma prática educativa junto às crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, oportunizou a articulação entre teoria vista em sala de aula e prática docente cotidiana, levando-nos a entender que diante da necessidade de se ter cidadãos mais críticos, reflexivos, conscientes e participativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário