sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plano de Aula: Dança: Linguagem do corpo




1 - Título: Dança: Linguagem do corpo

2 - Objetivos:
  • Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;
  • Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;
  • Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;
  • Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;
  • Compor uma dança: escolher os movimentos e organizar em sequências
3) Público alvo: Ensino Fundamental Inicial – 2° Ano

4) Tempo estimado: 4 aulas com duração de 50 minutos cada uma

5) Material:

  • Vídeos (Vários estilos de danças)
  • Balões (bexigas)
  • Elástico,
  • Lençol ou toalha,
  • Caixa de som,
  • Músicas de diferentes ritmos.
6) Desenvolvimento:

1º MOMENTO – Levantamento dos conhecimentos dos alunos.
  • O que é dança?
  • Quem gosta de dançar?
  • Quais danças vocês conhecem?
  • Quem já dançou na escola? Qual foi a dança? Por que?
  • Quem conhece alguma dança de outro lugar? Qual?
  • Por que as pessoas dançam?
  • Onde a dança acontece (espaço)?
  • O que é preciso para dançar?
  • Como se aprende a dançar?
Deixe que as crianças falem acerca do que conhecem, peça que mostrem alguns passos.

2º MOMENTO – Apreciação de danças brasileiras e de outras culturas.
  • Apresente alguns vídeos das danças realizadas no Brasil e em outros países, contextualizando-as (nomes e origens): Forró, Tango, Frevo, Hip-hop, Balé Araruna, Bumba meu boi, Chinesa.
    Observação: Se faz necessário que o professor assista aos vídeos antes de exibi-los aos alunos, como também se informar acerca das origens das danças.
  • Para a apreciação das danças orientar os alunos dizendo: Prestem atenção quem são as pessoas que dançam, onde dançam e como dançam.
  • Ao término dos vídeos, peça para que expressem suas observações, impressões, sentimentos, lembranças e valores.
  • Em seguida, solicite o registro (desenho e escrita) das danças.
  • Depois, organize-os em um grande círculo e solicite que mostrem alguns dos movimentos realizados pelos dançarinos do vídeo de dança: balé ou outros.
3º MOMENTO – Construindo movimentos para dançar.
  • Proponha aos alunos que experimentam dançar ao som de algumas músicas utilizando alguns elementos como:
  • Bola: Distribua balões aos alunos, solicitando que os encham e que os insiram na dança. Colocar vários estilos de músicas (lento, eletrônico, gospel, etc.).
  • Dê alguns comandos como:
  1. Cada aluno deverá ser responsável por sua bola;
  2. Jogue-a para cima;
  3. Mantenha a bola no espaço, sem deixar que a mesma caía no chão;
  4. Agora, todos são responsáveis por todas as bolas, sendo que nenhuma bola deve cair no chão;
  5. Lembrando que é uma dança e que o aluno deve movimentar o corpo ao ritmo da música.
  6. Agora, em duplas, os alunos deverão ficar apenas com uma bola, segurando-a entre os corpos: cabeças, ombros, barrigas, costas e bumbuns.
    Elástico O professor deverá providenciar uns 10 metros de elástico e amarrar as pontas. Depois, deverá propor que as crianças dancem utilizando o elástico, sendo que todos devem ficar conectados a ele. Durante a dança o professor poderá comandar:
  1. Dancem com o elástico no nível alto (em cima), nível médio, nível baixo (agachados);
  2. Segurem o elástico com os braços, as pernas, pés, cabeças.
    Lençol – O professor deverá providenciar um lençol ou uma toalha e propor que as crianças dancem utilizando o pano. Todos devem ficar embaixo do lençol; 1.Segurem nas pontas,
    2.Somente alguns entram embaixo do pano,
    3.Não percam o contato com o pano,
    4.Não saíam do ritmo da música.
    Durante esses momentos, solicite que as crianças dancem explorando todo o espaço da sala, atentando para o ritmo da música e realizando movimentos alternados de braços, pernas, cabeça, ombro e quadril individualmente, em duplas ou trios.
4º MOMENTO – Composição de uma dança.
  • Converse com os alunos sobre quais movimentos gostaram de realizar enquanto dançavam.
  • Organize-os em duplas e solicite que criem e mostrem para os colegas um movimento que pode ser usado para dançar.
  • Após todos terem realizado essa atividade, escolham alguns movimentos para compor uma dança.
  • Peça para que realizem esses movimentos em uma sequência e depois façam os registros dos mesmos através de desenhos.
    Ensaiem a coreografia durante alguns dias.
  • Combinem o cenário, o figurino e o dia da apresentação.
  • Peça aos alunos que elaborem um convite para os alunos da escola assistirem ao espetáculo. Oriente a produção do mesmo:
  1. O que apresentarão?
  2. Local;
  3. Data;
  4. Horário.
    5º MOMENTO – Apresentação do espetáculo.
  • Ao término da apresentação, avalie com os alunos. Se possível filmar o espetáculo e assistir com eles. Dessa forma, eles poderão se ver e comentar a respeito da dança que construíram.
    Avaliação: Durante a realização das atividades o professor deverá observar nos alunos:
  • Conhecimento de algumas danças da nossa e de outras culturas;
  • Valorizaram e se expressaram por meio dessa linguagem;
  • Interpretaram uma dança: encontra maneiras de dançar;
  • Improvisaram e experimentaram as possibilidades de criação dos movimentos;
  • Participaram da composição de uma dança.




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