1 - Título: Dança: Linguagem do corpo
2
- Objetivos:
- Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;
- Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;
- Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;
- Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;
- Compor uma dança: escolher os movimentos e organizar em sequências
3)
Público alvo: Ensino
Fundamental Inicial – 2° Ano
4)
Tempo estimado:
4
aulas com duração de 50 minutos cada uma
5)
Material:
- Vídeos (Vários estilos de danças)
- Balões (bexigas)
- Elástico,
- Lençol ou toalha,
- Caixa de som,
- Músicas de diferentes ritmos.
6)
Desenvolvimento:
1º
MOMENTO – Levantamento dos conhecimentos dos alunos.
- O que é dança?
- Quem gosta de dançar?
- Quais danças vocês conhecem?
- Quem já dançou na escola? Qual foi a dança? Por que?
- Quem conhece alguma dança de outro lugar? Qual?
- Por que as pessoas dançam?
- Onde a dança acontece (espaço)?
- O que é preciso para dançar?
- Como se aprende a dançar?
Deixe
que as crianças falem acerca do que conhecem, peça que mostrem
alguns passos.
2º
MOMENTO – Apreciação de danças brasileiras e de outras
culturas.
- Apresente alguns vídeos das danças realizadas no Brasil e em outros países, contextualizando-as (nomes e origens): Forró, Tango, Frevo, Hip-hop, Balé Araruna, Bumba meu boi, Chinesa.Observação: Se faz necessário que o professor assista aos vídeos antes de exibi-los aos alunos, como também se informar acerca das origens das danças.
- Para a apreciação das danças orientar os alunos dizendo: Prestem atenção quem são as pessoas que dançam, onde dançam e como dançam.
- Ao término dos vídeos, peça para que expressem suas observações, impressões, sentimentos, lembranças e valores.
- Em seguida, solicite o registro (desenho e escrita) das danças.
- Depois, organize-os em um grande círculo e solicite que mostrem alguns dos movimentos realizados pelos dançarinos do vídeo de dança: balé ou outros.
3º
MOMENTO – Construindo movimentos para dançar.
- Proponha aos alunos que experimentam dançar ao som de algumas músicas utilizando alguns elementos como:
- Bola: Distribua balões aos alunos, solicitando que os encham e que os insiram na dança. Colocar vários estilos de músicas (lento, eletrônico, gospel, etc.).
- Dê alguns comandos como:
- Cada aluno deverá ser responsável por sua bola;
- Jogue-a para cima;
- Mantenha a bola no espaço, sem deixar que a mesma caía no chão;
- Agora, todos são responsáveis por todas as bolas, sendo que nenhuma bola deve cair no chão;
- Lembrando que é uma dança e que o aluno deve movimentar o corpo ao ritmo da música.
- Agora, em duplas, os alunos deverão ficar apenas com uma bola, segurando-a entre os corpos: cabeças, ombros, barrigas, costas e bumbuns.
Elástico
– O professor deverá providenciar uns 10 metros de
elástico e amarrar as pontas. Depois, deverá propor que as
crianças dancem utilizando o elástico, sendo que todos devem ficar
conectados a ele. Durante a dança o professor poderá comandar:
- Dancem com o elástico no nível alto (em cima), nível médio, nível baixo (agachados);
- Segurem o elástico com os braços, as pernas, pés, cabeças.
Lençol
– O professor deverá providenciar um lençol ou uma toalha e
propor que as crianças dancem utilizando o pano. Todos devem ficar
embaixo do lençol; 1.Segurem nas pontas,
2.Somente
alguns entram embaixo do pano,
3.Não
percam o contato com o pano,
4.Não
saíam do ritmo da música.
Durante
esses momentos, solicite que as crianças dancem explorando todo o
espaço da sala, atentando para o ritmo da música e realizando
movimentos alternados de braços, pernas, cabeça, ombro e quadril
individualmente, em duplas ou trios.
4º
MOMENTO – Composição de uma dança.
- Converse com os alunos sobre quais movimentos gostaram de realizar enquanto dançavam.
- Organize-os em duplas e solicite que criem e mostrem para os colegas um movimento que pode ser usado para dançar.
- Após todos terem realizado essa atividade, escolham alguns movimentos para compor uma dança.
- Peça para que realizem esses movimentos em uma sequência e depois façam os registros dos mesmos através de desenhos.
Ensaiem
a coreografia durante alguns dias.
- Combinem o cenário, o figurino e o dia da apresentação.
- Peça aos alunos que elaborem um convite para os alunos da escola assistirem ao espetáculo. Oriente a produção do mesmo:
- O que apresentarão?
- Local;
- Data;
- Horário.
5º
MOMENTO – Apresentação do espetáculo.
- Ao término da apresentação, avalie com os alunos. Se possível filmar o espetáculo e assistir com eles. Dessa forma, eles poderão se ver e comentar a respeito da dança que construíram.
Avaliação: Durante a realização das atividades o professor deverá observar nos alunos:
- Conhecimento de algumas danças da nossa e de outras culturas;
- Valorizaram e se expressaram por meio dessa linguagem;
- Interpretaram uma dança: encontra maneiras de dançar;
- Improvisaram e experimentaram as possibilidades de criação dos movimentos;
- Participaram da composição de uma dança.
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